AVC

O AVC ou derrame cerebral é uma importante causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. Estima-se que uma a cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da sua vida. O AVC pode acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças, porém é mais frequente em idosos.

Existem dois tipos de AVC:

• AVC isquêmico é o tipo mais comum e ocorre quando um vaso (artéria) entope. A falta de sangue e nutrientes causa, ao longo de minutos a horas, a morte de neurônios na área afetada. As causas mais comuns são: aterosclerose (gordura na parede dos vasos) e cardioembolia (quando um coágulo se forma no coração e vai parar no cérebro). Causas menos comuns são dissecção arterial, trombofilias, anticoncepcional/reposição hormonal, doenças genéticas.
  • AVC hemorrágico ocorre quando rompe um vaso (artéria), provocando um extravasamento de sangue no cérebro. As causas mais comuns são hipertensão arterial mal controlada, aneurisma cerebral, malformações vasculares, angiopatia amilóide, hematoma subdural, entre outros.

Como reconhecer um AVC?

O AVC se manifesta de forma súbita (aguda), uma forma simples de reconhecer os sinais do AVC e saber como agir é através do mnemônico SAMU. Peça para a pessoa sorrir, estender os braços como se fosse abraçar e repetir uma frase, observe:

– Sorriso: boca torta (assimetria da face)
– Abraço: braço e/ou perna fraca
– Música: fala embolada, dificuldade para falar ou entender
– Urgente: ligue para SAMU 192

Dificuldade no sorriso, abraço ou música indicam suspeita de AVC e você deve imediatamente acionar o SAMU.

O AVC também pode se manifestar através de dormência ou formigamento no rosto ou um lado do corpo, alteração da visão, alteração da coordenação, marcha ou equilíbrio

AVC tem tratamento?

Sim, o reconhecimento imediato e acionamento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) possibilitam o rápido direcionamento para um centro especializado no tratamento do AVC. O paciente deve realizar, imediatamente, uma tomografia computadorizada do crânio, que irá permitir diferenciar entre isquemia e hemorragia e assim, definir o tratamento adequado. O tratamento precoce do AVC reduz a chance de morte e de sequelas. Tempo é cérebro, em caso de suspeita de AVC, não fique em casa!

O AVC isquêmico pode ser tratado através de um medicamento que dissolve o trombo dentro do vaso e/ou através de um procedimento endovascular (cateterismo cerebral) para desobstrução do vaso (trombectomia mecânica), no entanto, esses tratamentos estão indicados nas primeiras horas após o início dos sintomas.

O AVC hemorrágico pode ser tratado através do controle da pressão arterial e procedimentos endovasculares e/ou neurocirúrgicos.

O que fazer após o AVC?

Quem já teve AVC precisar realizar acompanhamento com um neurologista. O profissional, irá investigar a causa do AVC, através de exames complementares, e instituir a prevenção adequada de novos eventos, através de medicamentos e mudança de hábitos de vida. Também será indicada a modalidade de reabilitação adequada para cada caso.

Eu nunca tive um AVC, o que eu posso fazer para prevenir?

A ocorrência de uma AVC pode ser evitada em 90% dos casos, prevenindo fatores de risco, tais como:

– Pressão arterial elevada (hipertensão arterial);

– Glicemia elevada (diabetes);

– Consumo de cigarro (tabagismo);

– Consumo de bebida alcoólica;

– Níveis elevados de colesterol e triglicérides (“gordura no sangue”);

– Sedentarismo;

– Problemas no coração;

– Dieta pobre em frutas, vegetais e rica em gordura, frituras e açúcar.