Insônia

Dormir bem é importante para manter o bom funcionamento do corpo e do cérebro. Atualmente, cada vez mais, as pessoas estão insatisfeitas com a qualidade e/ou quantidade do seu sono. A privação crônica de sono pode trazer consequências importantes à saúde.

A insônia é a dificuldade para iniciar ou manter o sono durante a noite, somado com sintomas diurnos como sonolência, irritabilidade, desatenção, dentre outros.

Quando a insônia ocorre pelo menos três dias por semana, por pelo menos três meses consecutivos, acaba se tornando crônica, com consequências negativas na qualidade de vida do indivíduo.

Afinal, por que a insônia acontece? Na maioria das vezes, a insônia tem um fator precipitante, como por exemplo, um evento estressante como a morte de um ente querido, doenças, problemas financeiros, mudança brusca de rotina, etc. E isso acontece, com maior frequência, em pacientes que têm uma predisposição, ou seja, pessoas com problemas como ansiedade, depressão, instabilidade do humor, ou alguma doença que prejudique o sono. Podemos listar problemas respiratórios, cardíacos, doença do refluxo, prostatismo, doenças da tireoide, dentre muitas outras. Então, em pessoas predispostas, que se expõem a um fator precipitante, a insônia se instala e pode ser perpetuada por atitudes inadequadas e crenças geradas em relação ao sono.

Tratamento

A pessoa que apresenta insônia, na tentativa de melhorar a qualidade/quantidade do seu sono, toma atitudes inadequadas, que acabam mantendo a insônia. Ir para a cama sem sono, deitar mais cedo, tentar se distrair com a televisão, com o celular, ler ou ouvir música, diminuem a chance de a pessoa pegar no sono e, dia após dia, a dificuldade para dormir vai aumentando. O paciente começa a fortalecer inconscientemente, a crença de que é um mau dormidor, que precisa ficar horas rolando na cama para conseguir dormir um pouco. Esse tempo acordado na cama, aumenta o estado de hiperalerta, e a preocupação com a noite mal dormida ou não dormida, aumenta mais ainda a ansiedade, formando um ciclo vicioso.

O diagnóstico adequado do transtorno de insônia e suas comorbidades, a identificação dos fatores precipitantes, predisponentes e perpetuadores, permitem o tratamento correto. O uso inadequado de medicações indutoras do sono e/ou benzodiazepínicos, por longo período, geram, comprovadamente consequências sobre a saúde.

Dormir é fundamental para a saúde. Não se acostume a passar noites em claro, esse problema tem solução, procure um médico.

Por fim, seguem algumas dicas para boa higiene do sono:

• Dormir em ambiente escuro, silencioso, com temperatura adequada;
  • Não se expor às telas pelo menos uma hora antes de ir para cama;
  • Fazer refeições leves à noite;
  • Evitar substâncias estimulantes à noite (cafeína, chocolate, cigarro, bebida alcóolica);
  • Evitar beber muito líquido antes de ir para cama;
  • Evitar cochilos diurnos;
  • Se expor à luz do sol durante o dia;
  • Evitar atividade física intensa à noite;
  • Manter uma rotina (horários regulares de dormir e acordar);
  • Fazer atividade física regularmente;
  • Usar a cama e o quarto exclusivamente para dormir e namorar.

Desejo a todos, boas noites de sono e bons sonhos.